Nesses anos de experiência na área de elevadores, meus clientes e amigos sempre fazem a mesma pergunta: O elevador cai?

Talvez você amigo leitor, também já fez essa pergunta. Existem vários casos pela internet de pessoas relatando que o elevador “despencou”, “caiu” , ou até mesmo aqueles filmes de terror onde o elevador cai e mata tudo mundo. Mas afinal, o elevador realmente cai? Vem comigo que eu te explico!

O que você aprenderá nesse artigo:

1. A história da primeira empresa de elevadores do mundo

Em 1854, Elisha Otis viajou para a Feira Mundial de Nova Iorque para promover sua nova invenção. Erguendo-se bem acima da multidão em uma plataforma, ele solicitou que a corda de contenção fosse cortada. A multidão gritou. Seu freio de segurança o segurou. Naquele dia surgiu uma das principais invenções do mundo. Graças a ele, hoje podemos se locomover verticalmente em prédio independente da altura. Hoje sua empresa que leva seu sobre nome OTIS, possui 171 anos de história, presente em 200 países e movimenta bilhões de pessoas no mundo.

Fonte: Acervo OTIS Elevadores

2. As partes que compõe um elevador

Abaixo em uma imagem encontrada no Google tem bem detalhado as partes que compõe um elevador, para melhor entendimento a seguir. Um elevador é composto pela cabina (aonde o passageiro entra), contrapeso (igual aos pesos puxado pelo cabo na academia, porem gigante), caixa de corrida (por onde a cabina e contrapeso passa), poço (aonde ficam as molas), casa de máquinas (que fica a máquina de tração e comando do elevador (o coração)).

Fonte: imagem do google

3. Sistema de segurança de um elevador em caso de emergência

Agora que você conheceu um pouco a história do elevador e os componentes de um elevador (mesmo tendo peças que você não sabe o que é), estarei explicando como funciona em caso de emergência (por ventura vier cair o elevador).

O elevador possui várias seguranças e a primordial são as que precisam ser acionadas em casos graves. Vamos por parte, a cabina possui cabos de aços puxados pela máquina e no outro lado o contrapeso puxa a cabina.

O elevador em média possui de 3 a 5 cabos de aço, o que determina a quantidade de cabos é o máximo de pessoas permitido pelo fabricante. Cada cabo de aço é dimensionado para aguentar 12 vezes o peso da cabina com capacidade máxima. Ou seja, se um elevador possui 3 cabos, 1 cabo apenas segura o elevador, os outros são de segurança, caso algum rompa.

No que lhe concerne, quem puxa a cabina é o contrapeso, ele é mais pesado que a cabina de 40 a 50%. Espera aí, se o contrapeso é bem mais pesado que a cabina, o elevador então não cai? Exatamente quando um passageiro fala que o elevador caiu, na verdade, alguma segurança eletrônica encontrou uma possível falha e o elevador vai para o andar inferior para reinicializar.

Além disso, a máquina de tração possui freio, para travar o elevador em caso de qualquer pane elétrico.

Mas e se o freio não funcionar e os cabos de aços se romperem? Aí entra a invenção incrível do Elisha Otis! O aparelho de segurança! Caso todas essas seguranças falharem temos a mecânica que faz a cabina travar entre as guias (Trilhos).

Portando a probabilidade de um elevador cair é 0, mas para isso a manutenção do equipamento deve estar em dia, a empresa responsável deve ter um engenheiro e o edifício tem que estar devidamente registrado no CREA, assim como a empresa mantedora. Com tudo isso acompanhado de perto, você estará sempre seguro.

E aí? Você ainda pensa que elevador cai?

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