Uma das dúvidas mais frequentes em prédios comerciais e residenciais é em relação a pessoas presas no elevador. O zelador, síndico ou morador pode retirar?
A resposta é não! Desde agosto de 2012 foi proibido a liberação de passageiros por pessoas não habilitadas. A norma se encontra na ABNT NBR1603:2012. Nela está contido que apenas a empresa que faz a manutenção, corpo de bombeiros militar ou órgão que o substitua que pode retirar.
Muito antes dessa atualização da norma, empresas forneciam treinamento para zeladores e síndicos nos edifícios. Na falta desses que foram treinados, outras pessoas pensavam ser fácil retirar outras presas no equipamento.
Confesso que é fácil sim para aqueles que dominam completamente o equipamento, já para pessoas curiosas ou sem preparo pode colocar a vida do passageiro e a sua em risco.
Teve muito casos com acidentes fatais devido a esse despreparo. Um dos mais comuns que acontecia era quando parava fora do nível (entre a metade da porta de pavimento), o passageiro preso está seguro, porém, quem faz o resgate não.
A reação normal da pessoa presa é querer sair assim que você abre a porta. Corre o risco de cair no vão do elevador e vim a óbito devido à pessoa presa te dar um susto querendo sair.
Outro caso comum que acontecia e infelizmente acontece atualmente por negligência dos condomínios em não aceitar é quando o zelador ou síndico tentam abrir a porta batente (aquelas que você puxa) e não fecham ela direito. Logo em seguida vem uma pessoa e abre a porta naquele andar e cai no vão vindo geralmente a óbito. Esse é um dos motivos que a porta tem que ter um aviso “antes de entrar no elevador verifique se o mesmo se encontra no lugar”.
Com (várias) recorrência desses acidentes fatais, finalmente em 2012 foi proibido no Brasil, pessoas não autorizadas a retirar passageiro preso, em consequência foi recolhido todas as chaves de emergência dos condomínios.
Hoje as empresas treinam o corpo de bombeiro militar e civil para executar o resgate de passageiro preso, como lidam com emergências conseguem retirar com segurança caso precisem.
Caso o condomínio insista em querer tirar o passageiro, é feito um treinamento com a assinatura de um termo na qual o síndico fica responsável civil caso haja uma fatalidade. É claro que nenhum quer assumir essa responsabilidade.
Sabemos que é bem desconfortável ficar preso em um elevador, porém tem que tranquilizar a pessoa e aguardar o resgate com segurança por pessoas habilitadas. Se a empresa demorar mais que 30 minutos não hesite em ligar para o corpo de bombeiros.
No elevador é seguro, não faltará oxigênio como muitos pensam e muito menos vai “cair”. NUNCA tente sair de dentro sozinho, você está colocando sua vida em risco.
Seguindo as normas estabelecidas você mantém seu condomínio seguro na lei, protegendo assim as pessoas que você ama.